Fornecedores

Uma das principais preocupações e objectivos da PREVINIL é a qualidade dos produtos e dos serviços prestados aos clientes. Para que tal aconteça, é necessário, logo à partida, ter confiança nas matérias-primas, produtos e serviços que aprovisiona aos seus fornecedores. Isto significa que a PREVINIL tem que ter confiança nos seus fornecedores e nos respectivos Sistemas de Gestão.

Assim, um fornecedor tem de apresentar produtos e serviços que:

  • Correspondam a uma necessidade, utilização ou aplicação bem definida;
  • Estejam conformes com as normas, requisitos e especificações aplicáveis;
  • Estejam conformes com as exigências regulamentadas e oficiais;
  • Satisfaçam as expectativas da PREVINIL.

A avaliação anual dos fornecedores da PREVINIL é realizada com base nas reclamações apresentadas.

Os critérios seguidos para cada tipo de fornecedor são os seguintes:

  • Fornecedores de materiais e produtos: Falhas que podem ou não implicar quebras de produção, nomeadamente atraso na entrega, mau acondicionamento e não conformidade de qualidade.
  • Fornecedores de transportes: Falhas de entrega no cliente, estado da mercadoria e estado da viatura.
  • Fornecedores de serviços: Falhas na realização do serviço.

A cada não conformidade é atribuída, em função da sua gravidade, uma determinada pontuação, em que após cálculo, a classificação atribuída a cada fornecedor, no âmbito da avaliação anual, enquadra os fornecedores em 3 tipos:

Fornecedor A até 10 pontos
Fornecedor B 11 a 50 pontos
Fornecedor C superior a 50 pontos

Fornecedor A – Fornecedor qualificado, que no seu histórico de fornecimentos evidencia que satisfaz os requisitos e critérios definidos, a que corresponde uma pontuação até 10 pontos na respectiva avaliação periódica de fornecimentos.

Fornecedor B – Fornecedor apto, com falhas nos fornecimentos, cuja avaliação periódica correspondeu a uma pontuação de 11 a 50 pontos. Este fornecedor poderá ser utilizado pelas Compras, se existir interesse comercial na sua utilização.

Fornecedor C – Fornecedor desqualificado, que na avaliação periódica obteve uma pontuação superior a 50 pontos.

Sem prejuízo da comunicação contínua relativa a eventuais incidentes logo que ocorram, a classificação dos fornecedores é comunicada anualmente se a classificação o enquadrar como fornecedor B ou C.

O fornecedor C, desqualificado se atingiu um valor superior a 50 pontos, só poderá ser requalificado, por decisão do Diretor Geral da PREVINIL, após a sua resposta formal sobre as acções correctivas efectuadas para ultrapassar as causas da desqualificação, através de um novo processo de aprovação de fornecedores.